terça-feira, 5 de julho de 2016

Paredes parte 2

Tecidos
Os tecidos podem ser usados de diferentes formas, inclusive como revestimentos de parede, e são uma ótima opção! Eles podem ajudar a melhorar o conforto do ambiente, pois além de terem textura suave, são absorventes. Isto também faz com que o som não fique rebatendo nas superfícies, evitando o eco. A sensação gerada é então mais aconchegante, ideal para quartos e salas.
A utilização do tecido como revestimento traz grandes vantagens, como mudar o ambiente de uma maneira mais limpa, sem precisar fazer toda aquela bagunça que a tinta nos obriga a fazer. Sem falar que há uma grande variedade de tecidos no mercado e com vários preços diferentes. Uma excelente maneira de personalizar sua casa!!





Mas atenção: O revestimento de tecido não é indicado para locais que ficam em contato com água, como banheiros ou cozinhas, ou que sejam usados por fumantes, pois absorvem o cheiro da fumaça e umidade muito facilmente.
Quase todos os tipos de tecido podem ser aplicados na parede, porém alguns apresentavam problemas como o acúmulo de poeira, no caso dos veludos. É preferível utilizar os de algodão ou mais grossos, pois não criam tantas bolhas nem manchas após a aplicação.
Cuidado na hora de aplicar!! É importante que a superfície esteja uniforme. E é recomendado que a parede já esteja pintada com tinta acrílica fosca, pois facilita a aderência da cola à parede.
Que cola utilizar? Colas especiais, como a cola de contato(sapateiro) que é aplicada tanto na parede quanto no tecido.
Há ainda a opção de tecidos adesivos que são vendidos em lojas especializadas e possuem uma das faces com o poder de aderir a superfícies diversas, ou seja, são autocolantes. Pode ser aplicado em qualquer superfície lisa (madeira, parede, latas, papelão e etc.) e tem vida útil muito longa.

Mas atenção: O revestimento de tecido não é indicado para locais que ficam em contato com água, como banheiros ou cozinhas, ou que sejam usados por fumantes, pois absorvem o cheiro da fumaça e umidade muito facilmente.




Quase todos os tipos de tecido podem ser aplicados na parede, porém alguns apresentavam problemas como o acúmulo de poeira, no caso dos veludos. É preferível utilizar os de algodão ou mais grossos, pois não criam tantas bolhas nem manchas após a aplicação.
Cuidado na hora de aplicar!! É importante que a superfície esteja uniforme. E é recomendado que a parede já esteja pintada com tinta acrílica fosca, pois facilita a aderência da cola à parede.
Que cola utilizar: colas especiais, como a cola de contato(sapateiro) que é aplicada tanto na parede quanto no tecido.
Há ainda a opção de tecidos adesivos que são vendidos em lojas especializadas e possuem uma das faces com o poder de aderir a superfícies diversas, ou seja, são autocolantes. Pode ser aplicado em qualquer superfície lisa (madeira, parede, latas, papelão e etc.) e tem vida útil muito longa.
A faixa de preço média do tecido adesivo varia bastante, pois tudo vai depender do material do produto, sua estampa, se há relevo, sua marca e também sua qualidade no que diz respeito à durabilidade do produto.
Manutenção: O tecido adesivo pode ser lavado, pois possui uma camada impermeabilizante, que permite que o local seja limpo com água e sabão neutro. Entretanto, sempre verifique se o fabricante no qual você comprou o produto oferece mesmo esta garantia.

Vídeos explicativos de como aplicar tecido na parede, tanto tecido comum quanto tecido adesivo:





Vidros

O vidro como revestimento de parede vem conquistando um público cada vez maior e não é à toa! As vantagens de escolhe-lo são inúmeras: é mais fácil de limpar, é mais fácil de instalar, permite maior entrada de luz natural, dá a sensação de ambiente maior do que realmente é, é sustentável, promove o isolamento térmico e acústico, resistente à desgastes, à formação de bolor ou fungos, resistente à umidade ou infiltrações.


Uma grande vantagem de utilizar vidro é que não é necessário uma parede para lhe dar suporte, somente uma armação metálica já é suficiente.
Lugares indicados: Todos os locais podem ser revestidos com vidro, já que existem alguns tipos que são extremamente resistentes. Porém, o vidro traz uma sensação de ambiente frio e é necessário pensar se ele será favorável ou não.




Segue abaixo alguns tipos de vidros que já foram usados como revestimento:

Vidro serigrafado - É um vidro colorido ou com desenhos. Para ter este efeito, ele recebe uma tinta especial em altas temperaturas.
Além de ser uma bela peça decorativa, o serigrafado apresenta propriedades que vão muito além.Como as opções de cores e desenho são variáveis, as possibilidades de desenvolvimento e aplicação da serigrafia são muito extensas, com bom aproveitamento em vidros de qualquer tamanho.

Vidro acidado – É aquele que é submetido à solução ácida. Estes vidros são muito requisitados por designers de interiores porque combinam a leveza do vídeo com a delicadeza da translucidez. Além da textura suave ao toque, são vidros que difundem a luz, promovem privacidade parcial e são de fácil limpeza. O vidro acidado não restringe mais possibilidades de otimização, pois ele também pode ser cortado, bisotado, curvado ou temperado.

Vidro esmaltado – Resultado de métodos avançados para a pintura em vidros como o jateamento, a serigrafia e a pintura, o vidro esmaltado é sinônimo de praticidade, beleza e durabilidade. Ele surge da aplicação de uma camada de cerâmica sobre o vidro plano. No forno de têmpera a tinta se funde ao vidro e não se solta. Longe de permitir que todo o calor do ambiente externo entre para o interior, o vidro laminado atua no controle da transmissão de calor, reduzindo os gastos com energia elétrica para refrigeração.

Vidro impresso – É um vidro que ao final da sua fabricação passa por dois rolos metálicos a 900º: um dos rolos é liso enquanto o outro possui desenhos em relevo, marcando a superfície do vidro. Atualmente o vidro impresso é um belo material amplamente utilizado na decoração: as empresas investiram na criação de novas texturas e padronagens, desenvolvendo produtos interessantes, diferenciados e que trazem beleza e conforto para residências e comércios.

Vidro laminado - Vidro laminado é um tipo de vidro de segurança que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado. É composto por duas ou mais placas de vidro, que são unidas por uma ou mais camadas intermediárias de polivil butinal (PVB) ou resina. Quando quebrado, os estilhaços ficam presos nessa camada intermediária. Esta característica produz efeito de uma "teia de aranha" quando o impacto não é totalmente suficiente para furar o vidro.
É normalmente utilizado quando existe uma possibilidade de impacto humano. Graças a essa camada existente, o vidro laminado tem um melhor isolamento acústico, devido ao efeito amortecimento entre as placas de vidro, e também bloqueia 99% dos raios UV transmitidos.





Mas atenção! Nem todas as superfícies podem receber o revestimento de vidros. A parede deve estar “saudável” para isso. Paredes com tinta descascando, concreto com infiltração, pinturas antigas ou de má qualidade e outras situações que prejudiquem a colagem devem ser corrigidas antes de se tentar a instalação.

Aplicação de Vidro como revestimento de parede:


Pastilhas e vidrotil

As pastilhas tem ganhado a vez na busca de revestimentos para paredes. Além de dar um acabamento lindo na decoração, elas não perdem a cor nem o brilho com o passar do tempo. Também são resistentes ao calor o que reduz a possibilidade de trincarem devido à dilatação. Podem ser limpas com água e sabão comum.



Existem diversos modelos, cores e também materiais que são utilizados para a fabricação destas pastilhas, como inox, porcelana e vidros. Porém, as queridinhas da vez são as pastilhas de vidro. São indicadas para usar em cozinhas, banheiros, piscinas e lavanderias. Ou seja, ficam lindas em ambientes internos e externos também! 




Com tantos benefícios, o probleminha que tu podes encontrar nesse revestimento é o preço. Tudo bem que eles variam bastante entre um modelo e outro, mas fazendo uma média bem por cima, calcula-se mais de 20 reais por “faixa” de pastilha, 30x30. Fazendo uma boa pesquisa, encontram-se valores menores... assim como maiores também.
Mas nem tudo está perdido! Há uma solução! Se tu queres colocar pastilhas de vidro na sua parede mas não quer gastar muito, podes optar por destacar algumas paredes com algumas faixas ou até mesmo alguns detalhes e isso com certeza já fará uma grande diferença! 





O indicado é ter uma mão de obra qualificada para a sua instalação, pois é preciso paciência e precisão. Se fores instalar as pastilhas de vidro juntamente com azulejos, por exemplo, tens que ficar atento para o nivelamento das peças. Uma boa maneira de fazer isso seria assentar os azulejos primeiro e depois colocar as pastilhas de vidro, juntando-os na altura do revestimento com a argamassa. Outro detalhe importante é escolher bem a cor da argamassa que será utilizada. Como as pastilhas de vidro são translucidas, o ideal é que argamassas claras fossem usadas com pastilhas de cor clara e argamassas escuras com pastilhas de cor escura, afinal, inguém quer um acabamento desleixado, não é?
Se quiseres evitar sujeiras e quebra-quebra em sua casa, podes optar por pastilhas adesivas, de instalação muito simples e fica com a aparência muito parecida com os modelos comuns.




Só mais uma coisinha: quem realmente quer investir nesse revestimento, pode optar por criar mosaicos de pastilhas, de qualquer desenho que você quiser, fica maravilhoso! Contato de quem faz essas maravilhas: http://vidrotil.com.br/  



Fibras

Existem vários tipos de fibras que são utilizados como revestimento, como por exemplo, fibras de coco, de palha, de celulose, de caule de bananeira, de seda, etc. São naturais,leves e resgatam o valor dos acabamentos feitos à mão. Suas tramas e tons aquecem os ambientes deixando-os bem confortáveis. <3

Fibra de palha

Fibra de palha

O revestimento é feito de fibra natural capaz de inovar a decoração de cada ambiente e proporciona um espaço rústico e aconchegante.
Tais revestimentos se revelam uma opção viável para o espaço vertical e se apresenta como um verdadeiro indicador de estilo. As tramas criam um clima bem agradável e confortável no ambiente, além de reforçar a suavidade e a beleza de dentro da casa.

Fibra de bambu

Fibra de bambu

Fibra de bambu

A aplicação pode ser feita em locais como hall de entrada, lavabo, sala, corredor e quarto. Como as fibras possuem tons neutros naturais , são versáteis e fáceis de serem combinados a outros elementos decorativos. Podem ser encontradas também em diferentes texturas, cores e padronagens.
A aplicação do material não é recomendada para áreas comprometidas pela umidade ou sujeira. O revestimento necessita de uma superfície plana, lisa e que não comprometa os resultados.
A limpeza não é tão complicada como parece, basta usar um aspirador de pó e pano seco. Sua vida útil gira em torno dos 15 anos.

Fibra de palha de seda dourada

Fibra de seda


Como sempre, é indicado que um profissional especializado coloque o revestimento, porém não é nada tão difícil. Todos tem a aplicação feita de forma parecida. Segue o video explicando direitinho como aplicar em casa mesmo!! :D



Gesso moldado


O gesso moldado consiste a placas de gesso moldadas através de uma forma própria. O gesso pode ser despejado em uma grande variedade de moldes para formar várias peças de decoração que podem ser pintadas, enfeitadas com estêncis, gravadas,lixadas, estampadas e coladas de diferentes maneiras na maior parte das superfícies.
Esse produto pode ser utilizado para o revestimento interno de paredes, forros, rebaixamento de teto e em decorações em geral. É extremamente econômico e de fácil instalação.
  



Vantagens do gesso como revestimento:
*Leveza na estrutura da obra;
*Ambientes com isolamento termoacústico;
*Superfícies planas;
*Elementos corta fogo;
*Mais barato que o reboco.

Desvantagens do gesso como revestimento:
*Não pode ser usado em paredes externas ou pelo menos as que estiverem expostas a chuva;
*Não pode ser usado em paredes que recebem umidade;
*Não pode ser lavada;
*É menos resistente que o reboco;
*Baixa resistência a choques (não devendo ser utilizado em áreas de tráfego intenso de pessoas ou cargas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário