quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pisos

Dando sequência aos tipos de revestimentos, falaremos de pisos :D

Laminado


É um piso constituído de laminas de madeiras em largura e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF. A camada superior exibe a estampa decorativa artificial e vem protegida pelo overlay (resina de melamina).
Quanto mais denso for o substrato, mais resistente será o produto final. É funcional como isolante térmico e principalmente acústico.
Existem basicamente duas linhas de pisos laminados: pisos laminados de madeira e pisos laminados de alto tráfego.

Pisos laminados de madeira: É um piso constituído de laminas de madeira com 7mm de espessura em larguras e comprimentos variados. A sua principal característica é ser um produto de madeira natural e revestido com verniz. O verniz utilizado é de ultima geração com alta tecnologia e podem ser de diferentes níveis de resistência a desgaste e riscos.
Geralmente a preferência por este produto se dá por causa da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva, formando no conjunto uma harmonia que a natureza criou. Outros pontos positivos: são de fácil instalação, limpeza e é antialérgico.

Observação importante: É um piso para a utilização em residências ou ambientes de tráfegos leves.




Pisos laminados de alto tráfego: Sua principal característica é a sua resistência ao desgastes e riscos. São fabricados com base em HDF (micro partículas de madeira prensadas em alta densidade), revestidas com papel decorativo nos mais variados padrões. Estão disponíveis produtos para a aplicação residencial e comercial.
A sua fácil instalação e limpeza, a resistência à luz solar, riscos, manchas e brasas de cigarros e as vastas opções de padrões são uma solução pratica e bela para qualquer necessidade de decoração para ambientes residenciais e comerciais.



Confere abaixo o vídeo de como colocar seu piso laminado! ;)


Lajota

Desde sempre as lajotas são muito requisitadas quando o assunto é piso. Embora hoje em dia haja uma porção de outras opções, elas ainda são as queridinhas de muita gente. Claro que boa parte dessa preferência se dá devido ao preço, que é mais acessível do que outros materiais,e também a variedade de modelos de lajotas que está disponível no mercado: há de diferentes tamanhos, formatos e muitas ainda são preparadas para criar composições no piso!
Não possui grandes resistências a arranhões nem a manchas, mas é simples de manter: pode ser lavada facilmente com água e sabão e para manter o brilho pode ser utilizada cera líquida(incolor ou do tom da lajota).
Vale lembrar que a lajota é um piso frio e isso não é uma coisa muito boa no inverno. Os pisos frios dão a sensação de “geladinho” no ambiente, então é preciso prestar a atenção em quais ambientes deve-se colocar a lajota. Ninguém quer passar uma noite fria de inverno com a sensação de estar na geladeira, não é?
Mas caso tu queiras muito uma lajota no teu quarto tu tens a opção de colocar junto com ela o piso térmico, que garante um conforto quentinho muito bom.
Uma coisa muito importante: Pode ser utilizada tantos em ambientes internos quanto externos, já que não possuem problema algum com a água!
Esse piso não é novidade para quase ninguém, portanto não há muitas coisas novas para serem comentadas. Peguei algumas fotos para mostrar o quão lindo pode ficar um ambiente com as lajotas, olha só:






Esse vídeo é muito bom para explicar como colocar lajotas. O mau humor do senhor que explica a colocação pode até dar uma descontraída para quem está estressado na procura do material perfeito para sua casa hahah. Segue o link:



Cerâmica

Os pisos cerâmicos apresentam durabilidade, variedade de modelos e preços acessíveis, o que já são motivos suficientes para preferi-los. E tem mais: como um grande bônus vem a facilidade de limpeza!







São semelhantes ao porcelanato, porém com um preço mais em conta. A diferença entre o piso de cerâmica e o de porcelanato, é que o de cerâmica a matéria-prima é o barro e o de porcelanato a matéria-prima são diversos minerais nobres.
Como se trata de um piso frio, assim como a lajota, ajuda a deixar a temperatura do local mais amena nos dias quentes, porém nos dias frios pode não ser muito favorável, portanto, cuidado! Evite colocar o piso cerâmico em quartos e até em salas, pois pode deixar o ambiente muito mais gelado no inverno. Vamos dar preferência para lugares como cozinhas e banheiros já que eles tem o problema de serem úmidos/molhados e não é todo revestimento para piso que se aplica.





A instalação deste revestimento é bem simples e, novamente, como a lajota, pode ser colocado em ambientes internos e externos. Fica lindo!



Esse vídeo é super explicativo e ajudará bastante para quem quiser colocar a cerâmica sem contratar um pedreiro:


Porcelanato:

O porcelanato é um dos revestimentos mais preferidos do mercado nos últimos tempos. Este revestimento é um tipo cerâmico e possui em sua composição materiais nobres. O processo de compactação deste revestimento pode ser considerado superior ao da cerâmica tradicional
Uma das características mais marcantes do porcelanato é sua coloração uniforme e seu brilho incomparável, o que aumentam a sua bela aparência. Também tem uma boa durabilidade e resistência.






Este piso pode ser dividido em categorias, a primeira é dividida em porcelanato técnico e o porcelanato rústico e a segunda em porcelanato polido, acetinado e esmaltado.

Tecnico x rústico:
O primeiro tipo é feito com uma massa porcelanica que possui as características de padrão e cores, ou seja, essas características já estão presentes na própria massa. Por não receberem revestimento, tem um baixo índice de absorção e alta resistência. O acabamento deste tipo pode ser polido (com brilho) e não polido (sem brilho)
Já o segundo tipo recebe uma camada de esmalte sobre a massa e por isso não oferece todas as vantagens e desempenho do porcelanato técnico. É indicado para cozinhas e tem boa resistência quando comparado a cerâmicas comuns.

Polido x Acetinado x Esmaltado
O polido é um porcelanato técnico que recebe polimento mecânico, o qual resulta em uma superfície com intensidade variável de brilho em toda a superfície ou parte dela, de acordo com o efeito estético desejado.
O brilho originado, como efeito do polimento, é oriundo do próprio porcelanato, mas vem com uma desvantagem: é um piso fácil de ser marcado pelos pés que passam por ele e aparenta sujeira no chão, entretanto é bem fácil de limpar. Não é recomendado para cozinhas pois é o tipo mais sensível e delicado.
O acetinado é um porcelanato técnico que recebe polimento mecânico que é interrompido em determinado abrasivo, resultando em uma superfície acetinada.
Este tipo de porcelanato suja mais do que os polidos porque tem textura mais aderente. Além disso, em alguns casos, mediante a incidência de luz e do ângulo dela, ele pode apresentar acentuada variação de brilho. Isso porque algumas áreas foram mais alisadas do que outras quando o processo de polimento foi interrompido.
O porcelanato esmaltado para revestimento apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%. É o tipo mais fácil de ser cuidado e mantido, quanto mais lisa for a textura esmaltada, mais fácil sua manutenção diária. Recomendado principalmente em ambientes que tendem a molhar, como banheiros e áreas de piscina e apenas penas esse tipo tem classificação PEI (sigla para resistência a abrasão).






Execução:

Nenhum comentário:

Postar um comentário